sábado, 1 de janeiro de 2011

O FUTURO DO TRABALHO

(redação da candidata do Enem 2010 _ Álida Carvalho, compartilhando a mesma com a população)





O trabalho como conhecemos ,  em breve não existirá mais. Há uma revolução silenciosa que não recompensa mais ninguém nem com aposentadoria , nem com estabilidade. Já faz algum tempo que um diploma universitário era  a garantia de um bom emprego e uma tranquila aposentadoria. Talvez na época de nossos pais tenha sido assim, hoje já não é dessa forma , e , nossos filhos com certeza conhecerão esse panorama como lenda.


Eles saberão que em uma época “não tão distante” os funcionários eram comparados à Canários, onde o canto era vendido por hora em troca de uma linda gaiola dourada, equivalente à um belo salário, benefícios e subordinação. Acontece que agora as gaiolas (belíssimas !!!) estão cada vez mais escassas, e pior... quem cantou portanto tempo , talvez não tenha alpiste suficiente para o fim da vida. A Previdência Social não é conhecida por sua generosidade. Porém, enxuguem suas lágrimas _ mesmo porque o lamento não trará de volta o antigo modelo das relações laborais , e, arregacem  suas mangas !!! _ é hora de uma mudança de atitude.


É hora do “funcionário-Canário”, aprender com o “Empreendedor-Sabiá” _que por não cantar tão bem acabou sendo preterido nas contratações, e, teve que aprender a viver por outros meios. Ele não tem a segurança . Ele não tem a segurança da “gaiola-escritório”, mas pode trabalhar em sua confortável casa na àrvore com a família, ou  onde desejar pois é dono do próprio negócio. Ele tem um site que presta consultoria para várias florestas. Não saber cantar tão bem talvez o tenha empurrado a desenvolver maior criatividade e talentos antes desconhecidos. E isso não é uma lenda, é o futuro de alguns... e já está presente nos humanos atualizados nas novas tendências.



(publicado em "O Pasquim", jornal de circulação em São Miguel do Oeste em Dezembro de 2009)

Um comentário: