terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DESMISTIFICANDO O PÔQUER

O monopólio estatal para qualquer jogo à dinheiro, está aí principalmente para coibir o que chamam de ‘jogos de azar’. Independente de como classificam-se os jogos não tributáveis, não pude deixar de perceber uma interessante decisão judicial em favor do Pôquer.

Em Dezembro de 2010, o juiz catarinense Sílvio Dagoberto Orsatto, decidiu favoravelmente à Associação dos Amigos de Carteado de Lages/SC, que se debatia há mais de 6 meses para poder abrir as portas, já que se via à voltas com os impedimentos da Delegacia Regional de polícia da cidade.

Em sua decisão o juiz declarou :

O jogo de pôquer não pode ser considerado como jogo de azar, pois tal modalidade depende da habilidade de seus participantes em efetuarem a leitura do comportamento do outro participante, e a capacidade do contendor saber dissimular os seus"

"Em outras palavras, o Pôquer é um jogo no qual, para ser vitorioso, é preciso, para além da capacidade de efetuar rápidos, cálculos matemáticos, conseguir "ler" as intenções ocultas do adversário, e ao mesmo tempo dissimilar suas próprias intenções. Não seria exagero classificar o Pôquer em geral (e em especial o Texas Hold’em, no qual este componente parece ainda mais importante) como um jogo de avaliação psicológica."

O  que algumas pessoas que não conhecem o jogo, classificam de jogo de azar, estudiosos e praticantes podem chamar de “esporte da mente”, “exercícios de estratégia”, como no xadrez.

Leo Bello, colunista da revista Flop e empresário, diz que utiliza muito do que aprendeu a exercitar no pôquer em suas empreitadas.

“Sentar-se a uma mesa para negociar uma parceria ou um contrato se assemelha muito com o estar em uma mesa de pôquer. O seu objetivo é conseguir as fichas do seu adversário. Ganhar aquela batalha. Mas, se você abrir as suas cartas antes da hora, ou se jogar de modo óbvio, poderá não conseguir o que quer. Como se manter dentro das regras, mas sabendo valorizar sua mão? Como extrair o máximo de valor quando você está ganhando e como perder o mínimo possível quando a sua mão não for a melhor?

“Para entrar no mercado e ser competitivo você tem que conhecer o valor das suas cartas, saber ordená-las e escolher com quais jogar. Exatamente como no jogo de Pôquer. Algumas vezes você pode entrar para blefar, com um jogo não tão forte, mas você saber que ganhará mais quando tiver realmente os Ases na mão. 

“E, como você saberá que tem o melhor jogo? Prestando atenção, aprendendo a ler os adversários ou parceiros de jogo. E como não quebrar nesse processo? Administrando seu capital, entendendo o conceito de risco e de retorno(...) Como vocês podem ver o jogo de Pôquer e o mundo dos negócios ensinam muito um ao outro.”

Mais um exemplo de que é preciso mais aprender do que condenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário